O presidente ucraniano afirmou que Kiev irá ponderar os seus próximos passos após uma reunião com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan e que a delegação russa enviada à Turquia para conversações de paz “parece teatral”.
Só depois de se reunir com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, é que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, ponderará as próximas medidas a tomar relativamente às conversações entre a Ucrânia e a Rússia, na quinta-feira, segundo informações.
À sua chegada a Ancara, Zelenskyy disse que a Ucrânia está representada na Turquia ao mais alto nível, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o gabinete presidencial, as forças armadas e os serviços secretos “para tomar quaisquer decisões que possam conduzir à paz esperada e justa”.
Mas não é esse o caso da delegação russa, descrevendo-a como “teatral”.
“Temos de perceber qual é o nível da delegação russa e que mandato têm, se são capazes de tomar decisões sozinhos”.
“Porque todos nós sabemos quem toma as decisões na Rússia”, disse Zelenskyy, apontando para o presidente russo Vladimir Putin, que se recusou a enfrentar Zelenskyy pessoalmente em Istambul.
O Kremlin excluiu a deslocação de Putin à Turquia, revelando que as negociações serão conduzidas pelo assessor presidencial Vladimir Medinsky. Medinsky também chefiou a delegação de Moscovo em Istambul em março de 2022, na primeira tentativa de conversações entre as partes.
O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse no início desta semana que Zelenskyy não se reuniria com funcionários russos de nível inferior em Istambul se Putin não viesse à Turquia, dizendo que não haveria sentido em tais negociações.
Durante a reunião com Erdogan em Ancara, o presidente turco deverá apelar a um cessar-fogo imediato, fazendo eco da posição de Kiev nas conversações com a Rússia.
De acordo com o chefe de comunicação de Erdogan, o líder turco “defenderá o estabelecimento rápido de um cessar-fogo e o início de negociações de paz”.
O presidente ucraniano deverá dirigir-se aos meios de comunicação social após a reunião com Erdogan, antes do início das conversações entre a Ucrânia e a Rússia, e esclarecerá o seu formato.
Fonte: Euronews