TPI PEDE MANDADO DE CAPTURA PARA NETANYAHU E LÍDERES DO HAMAS

O procurador principal do Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou esta segunda-feira que vai pedir a emissão de mandados de captura para o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e para três líderes do Hamas, avança a AP.

Karim Khan, procurador principal do TPI, diz acreditar que Natanyahu, o seu ministro da Defesa Yoav Gallant e três líderes do Hamas – Yehia Sinwar, Mohammed Deif e Ismail Haniyeh – são responsáveis por crimes de guerra e crimes contra a Humanidade na Faixa de Gaza e em Israel.

O procurador deverá agora requerer a emissão dos mandados perante um painel de três juízes, que levam em média dois meses para analisar as provas e determinar se o procedimento pode seguir em frente. 

Israel não é membro do Tribunal Penal Internacional e, mesmo que os mandados cheguem a ser emitidos, Netanyahu e o seu ministro da Defesa não correm riscos imediatos de detenção. Mas o anúncio de Karim Khan aprofunda o isolamento de Israel, que continua a pressionar com a ofensiva na Faixa de Gaza, e tornará mais difícil as viagens ao estrangeiro dos governantes israelitas.

No que diz respeito ao Hamas, acredita-se que tanto Sinwar como Deif estejam em esconderijos na Faixa de Gaza. Mas Haniyeh, líder político do grupo palestiniano, vive no Catar e viaja frequentemente pela região. 

Até ao momento, não houve qualquer comentário oficial da parte de Israel ou do Hamas.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *