TRÁFICO DE DROGAS E LAVAGEM DE CAPITAIS SÃO NOVOS DESAFIOS PARA PJ

A ministra da Justiça apontou hoje a vulnerabilidade da zona exclusiva, o combate ao tráfico de drogas, dos seres humanos e a lavagem de capitais como novos desafios para o trabalho da Polícia Judiciária.  Joana Rosa fez estas considerações à imprensa, no âmbito do encontro que manteve com as chefias da Policia Judiciária para o balanço das atividades e definir estratégias de combate ao crime organizado transnacional.

Face aos novos desafios, a governante apontou as drogas sintéticas como uma preocupação iminente devido ao problema de saúde que provocam nos jovens e por colocar em causa a “própria democracia”.  No encontro, segundo realçou, participam especialistas que vão falar sobre as drogas sintéticas, tráfico de seres humanos, lavagem de capitais, para que toda a chefia da PJ esteja ciente dos novos desafios e dos mecanismos a implementar.

Para além destas vertentes a serem trabalhadas, Joana Rosa avançou sobre a necessidade de se discutir os meios, se são suficientes face a novos métodos de criminalidade, exemplificando como uma delas o cibercrime visto que, conforme disse, já se traficam armas, drogas e outros produtos ilícitos via encomenda postal.  No que respeita ao armamento da população, defendeu que o debate vai ter de analisar o papel da PJ, alegando que nesta questão a intervenção será no sentido que o país venha a ter uma população sem armas.

Sobre as reclamações da PJ quanto aos estatutos e o PCFR, a ministra sublinhou que houve consensualização e que o que falta são os procedimentos legais ao nível do Governo para aprovação em sede do Conselho de Ministros.  Ainda sobre os desafios, afirmou que o país não tem meios para trabalhar a vigilância a nível dos mares, mas avançou que conta com o apoio da Cooperação Internacional dos Estados Unidos e de vários países europeus, no combate ao tráfico de drogas no mar de Cabo Verde.

Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *