“TRANSFORMAÇÃO DO VISTO CPLP EM SCHENGEN ESTÁ SEM CLARIFICAÇÃO” – ECM

O embaixador de Cabo Verde em Portugal, acautelou que a anunciada medida prevista no Plano de Acção para as Migrações do Governo português, de transformar o visto CPLP em Schengen, carece de clarificação. Eurico Monteiro afirmou que neste momento o sinal é de alguma preocupação do Governo em relação a esta matéria, que parece não comungar das restrições impostas ao título actual.

Em entrevista à Inforpress, reagindo ao Plano de Acção para as Migrações, aprovado pelo Conselho de Ministros de Portugal, na segunda-feira, 03, Eurico Correia Monteiro comentou uma das medidas previstas, que é transformação do actual visto de mobilidade para imigrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em visto comunitário (Shengen), que permite circular pela União Europeia.

Eurico Correia Monteiro acredita que ainda é cedo para se concluir que o novo título da residência CPLP possa trazer já mecanismo automático, mas que neste momento “o sinal é de alguma preocupação do Governo em relação a esta matéria”, que parece não comungar das restrições impostas ao título actual.

Neste sentido, o embaixador de Cabo Verde em Portugal assegurou que as autoridades cabo-verdianas vão continuar a acompanhar essa matéria, por entender que várias outras medidas já foram anunciadas, mas têm a ver, sobretudo, com o capítulo da integração.

Neste momento, está nos tribunais europeus um processo contra Portugal por causa dos vistos CPLP terem apenas validade no território nacional, criando um problema na fiscalização com outros países do espaço Schengen.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *