Um tremor de terra foi sentido na noite de segunda-feira nas ilhas de São Vicente e Santo Antão, sem que haja até ao momento informações oficiais das autoridades sobre a magnitude ou o epicentro do sismo.
O abalo ocorreu por volta das 21:12 e foi sentido em diversas zonas da ilha de São Vicente, incluindo Chã de Marinha, Monte Sossego, Bela Vista, Madeiralzinho, Vila Nova e Fonte Francês, de acordo com relatos de residentes.
“Estava sentado no sofá a ver um clássico do campeonato português quando ouvi um barulho que parecia um camião a passar próximo da minha casa. Só depois senti as janelas, o sofá e a televisão a tremer”, relatou José Mota.
De igual modo, a moradora da zona de Fonte Francês Arlinda Gomes disse que, ao sentir o tremor, a sua primeira reacção foi olhar para o filho, que de imediato a questionou se se tratava de um sismo.
“Primeiro pensei que fosse um carro ou uma mota devido ao barulho, mas depois confirmei que foi um sismo porque a minha vizinha também sentiu”, afirmou Arlinda Gomes, que diz ter sentido um tremor de “grande intensidade”.
Além de São Vicente, o fenómeno foi também sentido na ilha vizinha de Santo Antão nomeadamente nos concelhos do Porto Novo, Paul e Ribeira Grande, conforme relatos partilhados nas redes sociais.
Até ao momento, não há qualquer reacção do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) nem do Ministério do Ambiente sobre o epicentro e a magnitude do sismo.
Contactado pela Inforpress, o geofísico do INMG, Bruno Faria, escusou-se a prestar declarações imediatas, remetendo esclarecimentos para após a autorização da tutela, o Ministério do Ambiente.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver