O Tribunal da Comarca da Praia começou hoje, o julgamento dos 59 arguidos, detidos no passado 9 de Fevereiro de 2023, no bairro de Achada Santo António. Em causa estão factos susceptíveis de integrarem, por ora, a prática dos crimes de bando ou quadrilha, posse de arma, motim, e homicídio na sua forma tentada.
Arrancou na manhã desta segunda-feira, uma mega audiência, envolvendo 59 arguidos, indiciados pela prática de crime de quadrilha, 20 de homicídio agravado na sua forma tentada, 50 crimes de roubo agravado, 6 de danos, 10 de ameaça de morte e 30 de posse de armas, num processo que até agora, está sem a data prevista para terminar.
“nós demos inicio ao audiência de julgamento, basicamente fizemos apresentação dos arguidos perante o tribunal, e neste momento estamos a ouvir o segundo arguido nesses autos. Depois serão inqueridas as testemunhas do Ministério Público, em seguida as testemunhas de defesa, as delegações finais, só assim espera-se o veredicto final do tribunal” – Yolando Mendes (Advogado de defesa)
Ao longo do julgamento, há réus que queiram exercer o direito do silêncio, mas também há aqueles que serão ouvidos sobre factos que são imputados nesses autos, assim como as testemunhas de acusação e defesa, mas também da realização de provas consideradas necessárias.
“Acredito que haja réus que queiram exercer o seu direito de silêncio, e prevejo também que haja réus que queiram falar sobre os factos que lhes são imputados nesses autos”. – Yolando Mendes (Advogado de defesa)
O caso que envolve cerca de 59 arguidos indiciados por diferentes crimes e convocação de várias testemunhas, deve prolongar-se, sem data de veredicto final, conforme informou o advogado de defesa Yolando Mendes.
“Estamos perante um processo complexo, pelo número de arguidos nesses autos e também pelos tipos de crime que são imputados aos arguidos. Prevejo que vamos ter muitas audiências de julgamento neste processo. Portanto não quero ter a certeza quanto ao fim desta audiência de julgamento”.- Yolando Mendes (Advogado de defesa)
De realçar que a mega operação, no bairro do Brasil e Achada Riba, em Achada Santo António, envolvendo cerca de 370 efetivos da Polícia Nacional e Polícia Judiciária, resultou na detenção dos indivíduos no flagrante delito, o que deixa na dúvida as chances de absolvição, uma vez que os factos descritos no despacho de acusação remontam também ao período de 2014 até a presente data No entanto, a decisão final vai ser feita pelo tribunal da Comarca da Praia, que vai decidir sobre a culpa ou inocência dos acusados com base nas provas e argumentos apresentados.
Redação Tiver