TRUMP SILENCIA VOZ DA AMÉRICA (VOA)

Oitenta e três anos após a sua fundação, a Casa Branca silenciou a Voz da América (VOA), um órgão de comunicação com transmissão internacional em 40 idiomas, incluindo o português. Os trabalhadores deste meio de comunicação encontram-se em “férias administrativas”.

Praticamente todos os 2.000 jornalistas e funcionários viram suspensos os seus contratos de trabalho, após Donald Trump decidir extinguir a Agência dos Estados Unidos para os Meios Globais, que tutelava a VOA.

Os trabalhadores deste meio de comunicação encontram-se em “férias administrativas” e, paralelamente, também foram suspensos os serviços da Rádio Liberdade, com emissão para o leste europeu, a Rádio Ásia Livre, que transmite para a China, a Coreia do Norte e a Birmânia, as emissoras Middle East Broadcasting Networks, que emitem para países árabes, e a Rádio Televisión Martí, que emite para Cuba.

Todos estes meios de comunicação iniciaram os respectivos processos de despedimento, porquanto, sem o financiamento da tutela é impossível continuar a suas atividades nos moldes em que operavam até, sábado, 15.

De realçar que a decisão de Trump era previsível, já que, logo na primeira conferência de imprensa dada um dia a seguir às eleições, defendeu ser preciso “endireitar” a imprensa.

Fonte: Nação // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *