O presidente dos EUA, Donald Trump, prepara-se para se encontrar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, no Alasca, na sexta-feira, para discutir o fim da guerra na Ucrânia.
Trump está pronto para apresentar a Putin uma proposta que inclui várias concessões económicas à Rússia em troca da paz.
Entre os incentivos, contam-se o acesso aos recursos naturais do Alasca, bem como aos minerais de terras raras ucranianos e o levantamento de algumas sanções contra a indústria aeronáutica russa.
Altos funcionários da administração estão, alegadamente, a trabalhar em estreita colaboração com Trump para finalizar as propostas antes da cimeira.
Em abril, Kiev e Washington assinaram um acordo que dá aos EUA acesso aos minerais da Ucrânia. De acordo com a Escola de Economia de Kiev, a Ucrânia detém um terço das reservas de lítio da Europa e 3% das reservas mundiais de lítio.
Dois dos maiores depósitos de lítio da Ucrânia situam-se em território sob controlo russo e Putin reivindicou os valiosos minerais aí extraídos.
Fonte: Euronews