TURISMO DE IATES: BANCO MUNDIAL APONTA VANTAGENS PARA CABO VERDE

As tendências do mercado mundial para o sector dos iates em 2023, favoreceram o desenvolvimento do turismo de iates em Cabo Verde, segundo um estudo realizado pelo Banco Mundial. São Vicente parte em vantagem, mas Sal e Santiago são ilhas onde a aposta também pode dar frutos.

Cabo Verde deve apostar no desenvolvimento do turismo de iates, mas deve igualmente apostar no desenvolvimento de infraestruturas públicas de apoio por forma a tornar-se atractivo para clientes com maior capacidade financeira.

As conclusões estão presentes num estudo do Banco Mundial (BM) a que o Expresso das Ilhas teve acesso.

O documento lembra que no passado, Cabo Verde registou consistentemente chegadas de iates. No entanto, refere o documento, “quando olhamos para destinos com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR), torna-se evidente que existe uma oportunidade para Cabo Verde alcançar um crescimento semelhante.

Os dados históricos, consultados pelo BM e que foram incluídos no estudo, mostram que o crescimento nas chegadas de iates tem sido relativamente estável, “cerca de 15 por cento CAGR” desde 2016 e que, em 2022, o último ano para o qual existem dados, o número total de veleiros que permaneceram pelo menos 24 horas em Cabo Verde foi de 447, dos quais cerca de 300 atravessaram o Atlântico.

Segundo o relatório do BM, na ilha do Sal, Santa Maria “é um local promissor para o turismo náutico, mas necessita de melhores infra-estruturas de marinas, enquanto o Porto de Palmeira tem limitações”.

O documento do BM aponta São Vicente como “o centro mais avançado para o turismo de iates”, com espaço para expansão e actualizações de infra-estruturas para atrair mais embarcações e exigindo melhorias fundamentais para um destino de iates mais apelativo.

Em Santiago, o Banco Mundial aponta dois locais que reúnem as condições ideais para o desenvolvimento do iatismo: Praia e Tarrafal.

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *