WORKSHOP SOBRE MIGRAÇÕES E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

A propósito do Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação, que se assinala hoje, sob o lema “Restauração da Terra: um futuro mais sustentável”, a UNIPIAGET promoveu um workshop sobre migrações, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável, destinado à academia. Segundo a diretora do centro de estudos sobre migração da universidade, Gertrudes de Oliveira, o objetivo do encontro é focar nas intercessões sobre as alterações climáticas, tendo como foco o ecossistema climático vulnerável do arquipélago.

O evento abordou questões cruciais relacionadas às alterações climáticas e suas implicações para as migrações e o desenvolvimento sustentável, promovendo reflexões sobre boas práticas e soluções para o contexto global e local.

Segundo a responsável, as mudanças climáticas estão impulsionando uma crescente crise de deslocamento humano, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, o que traz a tona o estudo do Banco Mundial, que estima que até 2050, mais de 216 milhões de pessoas em seis regiões do mundo poderão ser forçadas a se deslocarem de seus países devido a eventos climáticos adversos, escassez de água, diminuição da produtividade agrícola e aumento do nível do mar.

O evento reuniu a comunidade académica, especialistas de renome, organizações internacionais e representantes de diferentes setores para uma partilha de conhecimentos, experiências e desafios.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *