VAZAMENTO DE RESÍDUOS DE ÁGUA OLEOSA NA ONAVE ESTÁ SOB CONTROLO

O Instituto Marítimo e Portuário, no Mindelo, assegurou estar sob controlo o vazamento de resíduos de água oleosa resultante de uma operação de desmantelamento de um navio no cais dos estaleiros da Onave.

Segundo o Instituto Marítimo e Portuário houve vazamento no mar de uma “pequena quantidade” de resíduos de água oleosa.

O produto, segundo a mesma fonte, é proveniente de um tanque do navio, que tinha um resto de água oleosa no seu fundo e que terá derramado na sequência de trabalhos de corte para o seu desmantelamento.

Na sequência do incidente, acrescentou, de imediato, a empresa Desindava, responsável pelo desmantelamento, tomou todas as medidas de segurança, estando neste momento a situação sob controlo, tendo sido colocadas barreiras de contenção e accionado o plano de limpeza da área afectada.

O IMP garantiu que o capitão dos Portos de Barlavento está a acompanhar de perto a situação desde a primeira hora para garantir que todos os procedimentos exigidos sejam cumpridos e para evitar o alastramento do produto.

“Como é habitual em situações do género, medidas serão tomadas pela Autoridade Marítima no sentido de se apurar os factos e responsabilizar quem de direito”, afiançou.

O navio “HAE JEONG 3”, atracado no cais da Onave, em Cova Inglesa, está, conforme informações do IMP, em fase final de desmantelamento para sucata e espera-se que o processo seja finalizado brevemente.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *