“VISITA DO PAN SENEGAL É UM MARCO IMPORTANTE NA RELAÇÕES COM CV”

A visita de três dias do PAN de Senegal, Amadou Mame Diop, representa um marco importante e determinante nas relações parlamentares entre Cabo Verde e Senegal. Esta afirmação foi feita pelo PAN de CV, Austelino Correia, durante a Sessão Solene de Boas Vindas desse país homólogo ao país. Ainda apontou alguns desafios bem como algumas soluções entre os dois países irmãos.

Austelino Correia começou congratulando o PAN do Senegal e a sua delegação pela visita ao país, e que apesar desta visita ser um sinal de amizade e interesse reciproco para a inauguração da diplomacia parlamentar bilateral, é também um marco importante e determinante nas relações parlamentares entre Senegal e Cabo Verde.

O PAN de Cabo Verde destacou alguns pontos positivos nas relações entre os dois países homólogos, no domínio económico, marítimo, economia azul e a democracia. No entanto, apontou alguns desafios que Senegal e Cabo Verde partilham como a escassez de chuva, longos períodos de seca, educação, saúde, investigação, sector das aguas, entre outros.

A missão durante estes três dias de visita é de muito trabalho e que de acordo com o PAN, os dois parlamentos vão fazer de tudo para fortalecer a diplomacia parlamentar da sub-região dos dois países irmãos.

As relações de cooperação entre Senegal e Cabo Verde datam dos primórdios das independências entre ambos, institucionalmente suportado por um tratado de amizade de cooperação desde 1976, construindo o quadro de colaboração bilateral, tendo assinado mais de 60 acordos em diversas áreas como cultura, transportes aéreos e marítimos, migrações, agricultura, saúde, educação, segurança social, correios, comercio, fronteira marítima comum e pescas.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *