A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, disse que a visita do primeiro-ministro ao concelho permitiu “criar pontos de entendimento” para alavancar o processo de desenvolvimento” do seu município. Elisa Pinheiro, falava no acto de assinatura de uma série de protocolos e memorandos com o Governo, no término de uma visita de quatro dias de Ulisses Correia e Silva a Santo Antão.
A presidente da câmara do Porto Novo disse que “o Governo acolheu aquilo que é a visão” da autarquia quanto ao desenvolvimento do concelho, tendo durante a visita discutidos “projectos estruturantes, capazes de alavancar” o concelho.
O primeiro-ministro esteve durante quatro dias de visita a Santo Antão, chefiando uma delegação integrada ainda vários ministros e outros responsáveis de departamentos governamentais.
O ministro das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Victor Coutinho, disse que a visita demonstrou que “não há desenvolvimento sem a parceria e complementaridade entre o Governo e os municípios”, reafirmando “o compromisso do Governo com Porto Novo e Santo Antão”.
Segundo o ministro, “Porto Novo está num bom caminho e há projectos estruturantes em ‘pipeline’ que vão transformar literalmente este município”, assegurando que o Governo “tudo irá fazer para que o desenvolvimento de Santo Antão seja integrado e sustentável”.
No final da visita foram assinados protocolos para a construção do polidesportivo coberto, para intervenções de limpeza pós-tempestade Erin, para o realojamento das famílias que ocupam o edifício onde se situará o Palácio de Justiça e ainda para a instalação de uma oficina de artes e ofícios.
Igualmente, foram assinados protocolos para o cofinanciamento do Plano Diretor Municipal (PDM) e para a construção da casa do pescador na cidade do Porto Novo.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver