13 PROJECTOS DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DO PRÓ-AMBIENTE

O Programa Pró-Ambiente contou com 13 projectos desenvolvidos e abrangeu mais de 60 investigadores, técnicos e estudantes em iniciação científica. O programa tem por objectivo fomentar o desenvolvimento de soluções baseadas na natureza perante as mudanças climáticas.

Em declarações à imprensa, hoje, no âmbito da “Apresentação Pública de Resultados dos Projetos Pró-Ambiente (PROA) & Lançamento da Plataforma E-ciência”, a pró-reitora para investigação e formação avançada da Universidade de Cabo Verde, Dominika Swolkien, salientou a contribuição do projeto PROA para as pesquisas voltadas para as ciências ambientais, na biodiversidade terrestre e marinha.

Segundo a pró-reitora, o projeto de um ano, foi executado a 100% a nível orçamental e a nível dos objectivos e é uma colaboração entre a UNICV, a Universidade Técnica do Atlântico (UTA) e o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), resultando em grandes ganhos no campo científico.

Entre os resultados, Dominika Swolkien aponta a Plataforma E-ciência, englobando os 13 projectos participantes com resultados científicos, que de acordo com com essa responsável, serão publicados e irão contribuir para mais soluções voltadas para a natureza, para fazer face às mudanças climáticas e auxiliar os ecossistemas.

Por sua vez, o secretário do Estado para Economia Agrária, Miguel Ângelo da Moura, acredita que os resultados dos 13 projetos serão de grande valia para o Governo e no desenvolvimento de estratégias alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Programa PROA tem como objectivo principal o fomento da educação e da investigação científica nacional e da investigação translacional, relacionada à sustentabilidade ambiental de base tecnológica, mudanças climáticas, economia azul e Soluções Baseadas na Natureza (SbN), nas instituições públicas de ensino e pesquisa. 

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *