1º DE MAIO MARCADO POR MANIFESTAÇÕES

Organizações sindicais do País realizaram manifestações na Praia e no Mindelo, hoje, Dia Internacional do Trabalhador. Entre o leque de reivindicações consta a reposição do poder de compra dos trabalhadores, a excessiva carga fiscal, a redução do desemprego, sobretudo o jovem, o fim à precariedade laboral no País.

O objetivo dos protestos é forçar a resolução de questões que quebram o direito e a dignidade dos trabalhadores de Cabo Verde.

Entre o leque de reivindicações consta a reposição do poder de compra dos trabalhadores, a excessiva carga fiscal, a redução do desemprego, sobretudo o jovem, o fim à precariedade laboral no País, retenção abusiva dos descontos dos trabalhadores, falta de cobertura da previdência social, mais comparticipação do Instituto Nacional da Previdência Social nos exames complementares de diagnóstico e nas consultas de especialidade.

Exigem também   mais e melhor atenção aos doentes evacuados, não ao aumento da idade de reforma das mulheres, resolução dos problemas laborais dos marítimos, transparência nas privatizações e concessões, implementação da nova lei de bases do PCFR, cumprimento dos acordos e do estatuto do pessoal docente, melhores condições para funcionamento das instâncias do trabalho e mais rigor nas suas acções.

Pedem ainda a regulamentação da Comissão Tripartida Independente prevista no Código Laboral transformando-a numa Comissão Arbitral com competências para determinar os serviços mínimos durante as greves.

Fonte: Expresso das ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *