43 ANOS DA ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES DE CABO VERDE

A Organização das Mulheres de Cabo Verde, celebrou hoje os seus 43 anos de existência, sob o lema “OMCV 43 anos – Honrar a História, Promover a lgualdade e o Progresso”. A presidente, Eloisa Cardoso Gonçalves, fez um balanço positivo dos trabalhos feitos por essa organização, salientando que faltam alguns desafios a serem enfrentados.

A OMCV vem trabalhando para o bem-estar social, económico e cultural da mulher, das famílias e da sociedade cabo-verdiana no geral, através da defesa e promoção dos direitos da mulher, integrado numa perspectiva de género. Apesar disso há desafios persistentes que essa organização tem enfrentado, principalmente no que tange ao combate a violência baseada no género.

Segundo explicou esta responsável, o objectivo do evento realizado hoje, para celebrar os seus 43 anos, associado com centenário de Amílcar Cabral, serve para relembrar o surgimento da organização, os ganhos e desafios da igualdade de género no País, e partilha da visão de Amílcar Cabral relativamente às mulheres e às questões de igualdade de género.

Apesar disso, há disparidades marcantes entre homens e mulheres em diversas esferas, desde o trabalho doméstico não remunerado até a participação no mercado de trabalho e os salários.

É importante que as mulheres continuem lutando para estabelecer a igualdade de tratamento entre os servidores e combater a discriminação na gestão pública, intensificando programas de capacitação e profissionalização que visam a promoção da igualdade entre homens e mulheres na função pública.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *