O estado de Cabo Verde recebe durante quatro dias, a visita do Presidente da Republica Democrática de São Tomé e Príncipe. O objetivo da visita de estado, de Carlos Manuel Vila Nova ao nosso arquipélago é o reforçar das relações bilaterais, mas também constitui uma grande ponte no relacionamento entre os dois países.
Durante a visita de estado, José Maria Neves condecorou o Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova, mostrando a gratidão de como aquele país tem acolhido o povo cabo-verdiano. Dois países que há muito tempo caminham de mãos dadas, o que levará a um trabalho árduo para reforçar ainda mais as relações entre ambos.
Uma visita que serve também, tratarem dos protocolos que ainda não foram bem implementados, mas que, os dois países estão a fazer o possível para que estes se resolvam. Já o Presidente da Republica, José Maria Neves, destaca a educação como uma das áreas que teve sucesso, visto a boa mobilização de estudantes entre os dois países.
De acordo com o PR de Cabo Verde, já foram assinados vários acordos entre o governo dos dois países. As mudanças climáticas, transição energética, transição digital e economia azul, são algumas áreas que segundo o chefe de estado cabo-verdiano, podem ser cooperadas pelos dois países.
Outra questão a ser trabalhada entre os dois estados nesta visita é a transição de Cabo Verde a um país de rendimento médio que vai ser muito bem acompanhado pelo PR de São Tomé e Príncipe.
Carlos Manuel Vila Nova, teve ainda hoje um encontro no Palácio do Governo, com o Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.
Redação Tiver