JPAI: CV OCUPA PIOR LUGAR DA DEMOCRACIA

Segundo os dados da democracy índex de 2022, Cabo Verde ocupa a 35º posição da democracia mundial, situando-se no grupo das com falhas de 7,65 pontos. Nas palavras proferidas pelo líder do PAICV, Rui Semedo, essa é a pior posição que o país já ocupou.  

Rui Semedo, teceu estas duras críticas ao estado da democracia cabo-verdiana, durante uma conferência internacional realizada pela juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde. Para o líder daquele partido da oposição cabo-verdiana, o país está na sua pior posição desde 2008.

A mesma fonte, assegurou por outro lado, que os principais desafios ou ameaças a democracia do país são os níveis relativamente altos da pobreza e não só.

Rui Semedo, adianta ainda que uma boa governança é entendida na sua profunda dimensão ética, em que ação de qualquer servidor público esteja orientado para servir o seu país, dando como exemplo a proposta de Amílcar Cabral, para o continente, de um governo do povo, pelo povo e para o povo.

É de realçar que Cabo Verde desde sua abertura política ao pluripartidarismo, em 1990, já realizou 7 eleições legislativas, 7 eleições presidenciais, e 8 eleições autárcicas. Nessas mesmas eleições permitiram alternância política e governação estáveis protagonizados pelos 2 partidos.  

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *