O Ministro do Mar, Abraão Vicente, garantiu que o Governo já tem uma equipa técnica no mercado à procura de 3 ou 4 navios para comprar e fazer face aos problemas dos transportes marítimos. Estas declarações foram feitas durante a cerimonia das jornadas portuárias 2023.
Abraão Vicente, tinha anunciado que o governo tinha assinado um novo acordo de concessão com a Cabo Verde Interilhas, garantindo que o acordo irá estabelecer novo modelo operacional com nível mínimo de serviço público. O ministro do mar, afirmou que nos próximos dois meses irá ter uma normalização neste serviço.
Para o titular da pasta do mar, o plano B do governo é adquirir novos navios para cumprir as linhas designadas e solucionar o problema dos transportes marítimos, não só para a Cabo Verde Interilhas, mas também para o sistema dos transportes marítimos.
É de realçar que plano B já está em marcha, com o ministro destacando que o governo já tem uma equipa técnica no mercado à procura de um mínimo de 3 ou 4 navios no máximo para garantir as ligações marítimas interilhas.
A CV Interilhas detém desde agosto de 2019 a concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga, por 20 anos, e concentra estas operações, que desde março passado envolvem também um operador marítimo privado local com ligações regulares entre Santo Antão e São Vicente, tendo admitido anteriormente que a pandemia representou uma quebra de 30% na atividade em 2020.
Redação Tiver