ICCA INAUGUROU CENTRO DE EMERGÊNCIA INFANTIL NA ILHA DO SAL

O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente inaugurou hoje, o Centro de Emergência Infantil na Ilha do Sal, localizado em Espargos. A inauguração aconteceu no âmbito das iniciativas destinadas à proteção de crianças e adolescentes e será presidida pelo Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva.

Segundo uma nota do gabinete do Governo, o Centro de Emergência Infantil do Sal surge como uma solução vital para o acolhimento de crianças e adolescentes em situações vulneráveis, incluindo casos de abandono, maus tratos, negligência e exploração.

Citando que o principal objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor que simule, o quanto possível, o ambiente familiar. Para além de ser uma infraestrutura de proteção, o centro desempenhará um papel crucial na prevenção da criminalidade juvenil, contribuindo para a promoção de um turismo sustentável e responsável na Ilha do Sal”, cita.

Conforme indicou, este projeto representa uma intervenção holística, que combina acolhimento, orientação, reinserção social e cuidados psicológicos, garantindo a estabilidade e recuperação das vítimas. O centro contará com uma equipa multidisciplinar, que inclui profissionais como psicólogos, assistentes sociais e educadores, apoiados por uma equipa administrativa e operacional, preparados para acompanhar as crianças e adolescentes acolhidos.

A mesma fonte indicou que o centro está capacitado para receber até 30 jovens, dos 0 aos 17 anos, de ambos os géneros. E que embora situado na Ilha do Sal, o centro está aberto para receber crianças e adolescentes provenientes de qualquer ponto do país.

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *