MPD EXORTA O GOVERNO CONTINUAR A INVESTIR NA JUVENTUDE

O deputado do MpD Vander Gomes ressaltou hoje, no parlamento, as “conquistas significativas” referentes ao ano 2023, nomeadamente a redução do desemprego jovem, exortando o Governo a continuar a investir na juventude. Por seu lado o deputado do PAICV Fidel Cardoso, frisou que a declaração do MpD é irrealista reafirmando que a juventude cabo Verdiana está desesperançada com o governo de Cabo Verde, já a UCID questionou aos deputados para a problemática da diferenciação dos jovens que existe no momento em Cabo Verde, apelando ao governo que dê a oportunidade igual aos outros jovens das outras ilhas, assim como os que vivem na cidade da Praia.

O Deputado do MpD, Vander Gomes proferiu durante a sua intervenção que o ano de 2023 considerado como período da retoma económica, trouxe desafios globais que afetaram negativamente os cabo verdianos especialmente a juventude, a guerra na Ucrânia que provocou uma escalada de preços, no mercado internacional que impactou a economia nacional.

Por sua vez, o deputado do PAICV Fidel Cardoso disse que o que as declarações do deputado Vander Gomes não correspondem a verdade, enfatizando que a juventude cabo Verdiana está sem esperança, ou vai para cadeia ou abandona o país.

Por seu turno o partido cristão, a UCID, questionou aos deputados sobre a problemática, neste momento que é da diferenciação dos jovens cabo verdianos, exemplificando jovens de algumas ilhas, que querem concorrer para programas de bolsas de estudos e não conseguem vir para a cidade da Praia realizar os testes solicitados nos referidos programas.

Conforme o MpD, em plena crise, o governo teve conquistas significativas para celebrar, além da diminuição dos NEETS, o investimento na formação profissional, conduzido por instituições como IEFP, CERMI, Escola de Hotelaria e Turismo, e Escola do Mar, reflete uma estratégia de diversificação da oferta formativa para atender às demandas do mercado nacional e internacional”, concretizou o parlamentar.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *