O serviço de psiquiatria do Hospital Regional São Francisco de Assis passa a funcionar a partir de hoje, 05 de fevereiro, com a chegada de um especialista de nacionalidade cubana. Adiantou fonte hospitalar.
Este estabelecimento hospitalar que atende as populações da Região Fogo/Brava estava sem psiquiatra há quase dois anos e os casos de domínio mental estavam a ser atendidos pelos clínicos gerais em articulação com psiquiatras do Hospital Universitário Agostinho Neto.
A directora do São Francisco de Assis, Liziana Barros disse que o psiquiatra está a conhecer as instalações do hospital para depois iniciar as suas actividades.
O psiquiatra vai servir toda a Região Fogo/Brava, razão pela qual a directora do Hospital Regional São Francisco de Assis defende que o ideal era ter um psiquiatra no hospital e outro na delegacia de Saúde.
Na cidade de São Filipe é visível vários doentes com perturbações mentais a deambularem pelas ruas e, às vezes com comportamento agressivo, mas o hospital não dispõe de alas para internamento psiquiátrico e os doentes mentais são internados juntamente com outras pessoas.
Além da chegada do psiquiatra, que vai permitir ao hospital retomar a prestação de serviços nesta área de saúde, também chegou uma pediatra para ocupar o lugar deixado no final do ano de uma especialista nesta área, continuando o São Francisco a contar com três pediatras incluindo a própria directora.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver