NIGÉRIA: DEZENAS PERMANECEM PRESAS APÓS O COLAPSO DE UMA MINA DE OURO   

As equipes de resgate procuraram na quinta-feira dezenas de trabalhadores que ficaram presos quando uma mina de ouro desabou no centro-norte da Nigéria. A informação foi avançada pelas autoridades e residentes.

A mina desabou na segunda-feira no remoto distrito de Shiroro, no estado do Níger, depois que fortes chuvas amoleceram o solo. Os serviços de emergência estaduais disseram que uma pessoa foi confirmada como morta e pelo menos outras 30 estavam desaparecidas. Moradores, no entanto, disseram que até 44 permaneceram presos.

Grande parte do norte da Nigéria é rica em minerais, mas a corrupção, as operações ilegais e as más condições de trabalho são comuns nas operações mineiras porque os depósitos estão maioritariamente em áreas remotas com uma presença governamental mínima.

Os socorristas “tiveram que correr para salvar as suas vidas enquanto a mina continuava a cair lá dentro”, disse o chefe da Agência de Gestão de Emergências do Estado do Níger, num relatório preliminar.

As operações de resgate foram logo retomadas, mas expandir o poço profundo para localizar os trabalhadores presos tem sido um desafio, disse o porta-voz dos serviços de emergência, Ibrahim Hussaini.

Na quinta-feira, famílias perturbadas observaram enquanto as equipes de resgate trabalhavam para remover os destroços restantes.

Fonte: África News

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *