A Ucrânia afirmou ter abatido 35 dos 39 drones russos durante a noite, enquanto a Rússia disse ter abatido 26 drones ucranianos sobre a região sul de Rostov no sábado.
O fim de semana ficou marcado por ataques aéreos de ambas as forças, ucranianas e russas. Na madrugada de domingo a Rússia e a Ucrânia trocaram ataques com drones, mísseis e bombardeamentos.
Segundo a imprensa estatal russa, pelo menos duas pessoas foram mortas, na aldeia de Horlivka, em ataques ucranianos na região de Donetsk, parcialmente ocupada pela Rússia.
Já as autoridades ucranianas disseram que os ataques russos feriram pelo menos cinco pessoas, três pessoas na região de Kherson, parcialmente ocupada no sul da Ucrânia, e duas no nordeste do país, na região de Kharkiv.
Ao longo da linha da frente no leste, a Rússia afirmou ter tomado o controlo de duas aldeias, uma na região de Kharkiv e outra na região de Luhansk.
A força aérea ucraniana terá abatido 35 dos 39 drones Shahed de fabrico iraniano que a Rússia lançou durante a madrugada de domingo.
A Rússia lançou também três mísseis balísticos Iskander-M e dois mísseis de cruzeiro, segundo a mesma fonte. Estes últimos não atingiram os alvos devido às “contramedidas” da Ucrânia, segundo anunciou a força aéra.
Volodymyr Zelenskyy aproveitou a rede social X para apelar novamente a ajuda externa, reforçando que “quando a aviação russa lança todos os dias mais de uma centena de bombas guiadas contra as nossas cidades, aldeias e posições na linha da frente, precisamos de uma proteção fiável contra elas”, pode ler-se.
As forças russas atacam regularmente zonas civis em toda a Ucrânia, mas os ataques à rede de energia da Ucrânia intensificaram-se nos últimos meses.
Fonte: Euronews