O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas lançou o edital “Fomento às Artes e do Batuco”, para o ano económico de 2024, cujo objetivo é apoiar os artistas, agentes e produtores nacionais e estrangeiros residentes no país. Segundo a Diretora Geral das Artes e das Indústrias Criativas, Vandrea Monteiro, juntando os dois editais, o ministério disponibilizou um montante de cerca de 9 mil contos.
Segundo a responsável, no tocante às artes, este edital tem como objectivo fomentar as artes e as indústrias criativas, nas seguintes áreas: Artes Plásticas e Fotografia; Artesanato; Dança; Design e Moda; Música e Teatro.
Conforme o regulamento, no caso dos candidatos com uma outra nacionalidade, estes devem possuir residência permanente numa das ilhas de Cabo Verde e demonstrar um percurso ativo, por mais de dois anos, na cena artística / criativa nacional.
No que tange ao Batuco, Vandrea Monteiro explicou que este ano devido a realização das eleições autárquicas em dezembro, que coincidiram com a realização do festival do Batuco, o executivo decidiu abrir o edital destinado a esse gênero, em vez da realização do evento acima referido.
Em relação ao orçamento, o ministério disponibilizou 9 mil contos, tendo o edital das artes a maior parte do bolo, nomeadamente 6 mil contos. Ja o edital do batuco tem 3 mil contos. Os projectos seleccionados nas artes receberão financiamento num teto máximo de 180 mil escudos, e no batuco 100 mil escudos.
Os projetos culturais devem ser enviados até o dia 09 de Novembro, através do link, disponível nas redes sociais do Ministério da Cultura.
Redação Tiver