PR “APREENSÃO DE COCAÍNA RESULTA DE CONVERGÊNCIA DE PARCERIAS”

O primeiro-ministro cabo-verdiano disse que a apreensão de 1,6 toneladas de cocaína nas águas do arquipélago, no sábado, resultou da “convergência” ao nível da cooperação internacional para a segurança marítima. A operação “Ventos Alísios” juntou as polícias judiciárias de Cabo Verde e Portugal.

Ao falar sobre segurança, o líder do Governo de Cabo Verde destacou esta ação realizada pelas polícias judiciárias de Cabo Verde e Portugal. 

A operação juntou as polícias judiciárias de Cabo Verde e Portugal, cujos agentes, num barco da marinha portuguesa, intercetaram no sábado uma embarcação pesqueira brasileira com 1,6 toneladas de cocaína a bordo. Seis cidadãos brasileiros foram detidos e vão ser ouvidos em tribunal, esta segunda-feira, na Praia, Cabo Verde.  

Apesar da falta de barcos e outros recursos, as autoridades cabo-verdianas têm combatido o narcotráfico com apoio internacional, através da presença regular de meios de países parceiros no mar do arquipélago, assim como através de missões aéreas. 

Há um ano, o Governo de Cabo Verde expressou junto da União Europeia (UE) a vontade de beneficiar de formas de assistência para reforço da vigilância marítima, através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, no âmbito da relação de proximidade com Bruxelas. 

Fonte: SIC Noticias // Ad: Redacção Tivera

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *