O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Arquivo Nacional de Cabo Verde (ANCV), realiza na quinta-feira, na Praia, uma exposição intitulada “As portas da Macaronésia” em celebração dos 36 anos de existência do ANCV. A exposição visa destacar o abundante património fotográfico da Macaronésia, nomeadamente dos arquipélagos dos Açores, da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde.
Na sua página oficial do Facebook, o ANCV explica que a exposição documenta a sua história, as suas gentes e o seu ambiente natural.
“Esta exposição convida-nos a mergulhar na rica história dos portos e aeroportos da região, elementos que desempenharam um papel crucial no desenvolvimento económico, social e cultural desses arquipélagos”, refere na página.
Conforme a mesma fonte, a mostra fotográfica é composta por mais de uma centena de imagens, que revela um imaginário comum e genuíno de uma área geográfica que partilha não só características geológicas, climáticas e biológicas, mas também uma série de características culturais peculiares que as diferenciam de outras áreas do mundo.
De realçar que o Arquivo Histórico Nacional foi fundado a 31 de dezembro de 1988, com a finalidade de preservar, organizar e divulgar o património arquivístico cabo-verdiano.
A 09 de Dezembro de 2012, o Governo aprovou uma nova estrutura orgânica do Ministério da Cultura, e a instituição passou a designar-se “Arquivo Nacional de Cabo Verde”.
Fonte: ANCV // Ad: Redação Tiver