O intercâmbio entre os parlamentos ajuda a melhor compreensão, percebendo melhor todos os países e a diplomacia parlamentar tem hoje uma complementaridade, a tradicional diplomacia dos executivos que ajuda um reforço da possibilidade da paz no mundo. Declarações feitas pelo Presidente da Assembleia da República Portuguesa, José Pedro Aguiar-Branco, no âmbito da conferência “Por que é que a Diplomacia Parlamentar é mais importante hoje em dia?”.
“Por que é que a Diplomacia Parlamentar é mais importante hoje em dia?” Presidente da Assembleia da República Portuguesa justifica que é importante porque precisamente mediante ás ameaças a liberdade e sendo os parlamentos a expressão plural do sentido de um povo, aí pode se encontrar determinadas sensibilidades que um povo tem na expressão da sua vontade coletiva e devido a fragmentação dos parlamentos, há uma pluralidade muito acrescida.
José Pedro Aguiar-Branco vê que há uma necessidade de reforçar a confiança no parlamento da CPLP das instituições.
No que tange a ameaça da democracia cabo verdiana José Pedro Aguiar-Branco considera que é uma constatação um pouco por toda Europa com fenómenos de populismo e que põe em causa a dimensão representativa institucional da democracia, o mesmo acredita que a democracia representativa deve ser preservada.
Para o Presidente da Assembleia da República Portuguesa a única maneira é construir, preservar e fazendo com que a democracia continue sólida é pela intervenção cívica.
A conferência “Por que é que a Diplomacia Parlamentar é mais importante hoje em dia?” teve o lugar na Universidade de Cabo Verde, com a presença do Reitor da Universidade Arlindo Barreto, com palestra inicial, e momento de interação com questões colocadas pelos alunos, moderado pelo Professor Daniel Medina.
Redação Tiver