O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Nilton Monteiro, manifestou o desejo de que o novo governo de Cabo Verde seja um executivo “amigo das câmaras” e dê “especial atenção” à melhoria da conectividade de São Nicolau.
Em declarações à Inforpress, a propósito da tomada de posse do novo Governo da República, o autarca mostrou-se confiante de que a nova equipa governamental poderá revelar uma maior sensibilidade às preocupações das câmaras municipais, tendo em conta a experiência autárquica do primeiro-ministro.
“Espero que seja um Governo amigo das câmaras, até porque o primeiro-ministro vem também da presidência de uma câmara, onde ele mesmo declarou ter sentido alguma pressão da parte do Governo. Portanto, nunca se espera nada menos do que um primeiro-ministro próximo das câmaras municipais”, afirmou.
Segundo Nilton Monteiro, São Nicolau e, em particular, o município da Ribeira Brava, aguardam avanços em diversos sectores considerados estratégicos para o desenvolvimento da ilha, com destaque para os transportes, saúde, infra-estruturas e políticas sociais.
O edil sublinhou, contudo, que a principal preocupação continua a ser a questão da conectividade, apontando as limitações nos transportes marítimos e aéreos como um dos maiores constrangimentos ao desenvolvimento económico e social da ilha.
“Quando vivemos numa ilha, temos um grande problema com a conectividade. Se há uma exigência que continuaremos a fazer ao Governo é a melhoria das ligações de São Nicolau com as restantes ilhas e também com a diáspora”, reforçou.
Relativamente à nomeação do novo ministro responsável pelo sector dos transportes, João do Carmo, Nilton Monteiro mostrou-se confiante de que haverá uma atenção particular aos desafios enfrentados pelas ilhas periféricas.
“O desenvolvimento económico e social de Ribeira Brava e de São Nicolau depende muito da melhoria dos transportes. Acreditamos que o novo ministro tem conhecimento dessa realidade e sensibilidade para encontrar soluções”, sustentou.
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava assegurou ainda que as reivindicações da autarquia em matéria de conectividade e desenvolvimento permanecerão as mesmas, independentemente da mudança governativa.
“O nosso compromisso é com o bem-estar da população de São Nicolau e, de forma mais particular, da Ribeira Brava. Por isso, continuaremos a defender aquilo que a ilha precisa para crescer”, concluiu.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver