A ilha do Fogo acolhe de hoje até sexta-feira as actividades da Escola Internacional de Verão promovida pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em parceria com a Universidade de Santiago (US).
Subordinada ao lema “reforçar a resposta de coordenação local e internacional a desastres (não) naturais, problemas de saúde e deslocações”, a Escola Internacional de Verão iniciada no passado dia 15 terá o seu término na próxima sexta-feira, 26 de Junho.
No âmbito da programação, de quarta-feira a sexta-feira, as actividades decorrem na ilha do Fogo, com destaque para reuniões com as câmaras municipais da ilha, uma subida ao vulcão, bem como actividades em parceria com o Parque Natural do Fogo (PNF), a organização não-governamental Associação Projecto Vitó e a Protecção Civil.
Está igualmente previsto um seminário com a Protecção Civil, entre outras iniciativas de carácter técnico e formativo.
A Escola Internacional de Verão reúne estudantes, docentes, investigadores, especialistas nacionais e internacionais, bem como representantes de instituições públicas e organizações parceiras.
Durante duas semanas, os participantes irão desenvolver um programa intensivo composto por palestras, seminários, workshops e sessões de trabalho, conduzidos por especialistas de reconhecido mérito provenientes de várias instituições de ensino superior e centros de investigação internacionais.
O objectivo, segundo uma nota de imprensa da Universidade de Cabo Verde, é reforçar o conhecimento técnico-científico, promover o intercâmbio de experiências e estimular a reflexão sobre os desafios da gestão de desastres, crises de saúde pública e deslocações populacionais.
A Universidade de Cabo Verde destaca que esta Escola Internacional de Verão reforça o seu compromisso com a internacionalização do ensino superior, a promoção da investigação científica e a formação de quadros qualificados para responder a desafios contemporâneos a nível local, regional e global..
Fonte: Inforpress // Redação Tiver