A selecção de Cabo Verde de andebol sénior masculina perdeu com a congénere do Egito por 25 -37, e fica com a medalha de prata no Campeonato Africano das Nações (CAN’2022),
Na final, disputada no Hall Internacional do Cairo, Cabo Verde, que nos instantes iniciais da partida chegou a estar a vencer por 2 -1, não teve pergaminhos para aguentar os detentores do título que terminaram a primeira parte com a uma vantagem de 12 golos ( 24-12).
Na segunda parte, que foi mais do mesmo, a formação egípcia geriu o resultado e aproveitando alguns falhanços ofensivos da equipa cabo-verdiana acabou por vencer a partida por uma margem confortável.
O lateral egípcio El Wakil Omar foi considerado pela Confederação Africana de Andebol o “Homem do Jogo” e o capitão da selecção nacional, Leandro Semedo, integrou o “Sete Ideal” da competição.
Cabo Verde chegou à final da competição depois de conquistar o segundo lugar do grupo C, atrás da Tunísia, tendo vencido a Nigéria (35-29) e perdido com os tunisinos (24-30).
Nos quartos-de-final venceu Angola (24-23) e nas semifinais deixou pelo caminho o Marrocos (23-19).
A selecção do Egipto revalida assim o título conquistado em 2020 e consegue o seu oitavo título africano, menos dois que a Tunísia, a selecção com mais título do continente.
O CAN’2022 aconteceu de 11 a 18 julho, contando com a participação de 14 seleções africanas.
Os cinco primeiros classificados, (Egipto, Cabo Verde, Marrocos, Tunísia e Argélia) qualificaram-se para o Campeonato do Mundo de 2023, a disputar-se-á na Polónia, de 12 a 29 de janeiro de 2023.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver