‘’A IGREJA CATÓLICA CONTRIBUIU MUITO PARA O PRECONCEITO RACIAL’’

O professor e investigador, Robson Pedrosa Costa destaca o termo ‘’pardo’’, como um dos grandes problemas surgido no Brasil, reafirmando que hoje em dia há uma reconstrução da identidade negra muito forte. Segundo explica a igreja católica contribuiu para que a questão da cor tivesse um papel preponderante.

O investigador auxiliar, que atualmente está a desenvolver o estudo sobre a resistência escrava no Brasil em relação ao papel da igreja católica no processo de legitimação, escravização e perpetuação da escravidão nesse país.

O professor e investigador, considera que um dos grandes problemas do Brasil foi a criação do termo ‘’pardo’’ para se referir a mulato ou a um mestiço, contudo ressalva que hoje em dia no tem se uma maior afirmação da identidade negra.

Para Robson Costa, até o século XIX (19), a religião, concretamente a igreja católica contribuiu para o preconceito e para que a questão da cor tivesse um papel muito forte.

O conferencista, realçou que por vezes os religiosos são negros, afirmando que são herdeiros de um pecado, marcado em forma de mancha na pele, avançando que o Brasil é um país onde a população é maioritariamente católica, e a igreja é de facto uma grande promotora do processo de legitimação, e para se escravizar pessoas existe um caráter comercial, contudo a pessoa precisa se convencer que aquela pessoa seja escravizada, e a igreja tem um papel influenciador nesse aspecto.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *