ALEMANHA AUTORIZA ENVIO DE 14 TANQUES À UCRÂNIA

A Alemanha, aprovou esta quarta-feira, a entrega de tanques Leopard 2 à Ucrânia, após semanas de pressão para autorizar esta ajuda militar a Kiev no combate às forças russas.

Berlim vai fornecer 14 tanques Leopard 2 A6 à Ucrânia e concede autorização para que outros países europeus possam enviar este tipo de veículos a Kiev, disse o porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, em comunicado.

“O objetivo é reunir rapidamente dois batalhões com tanques Leopard 2 para a Ucrânia”, informou.

“Esta decisão segue a nossa linha conhecida de apoiar a Ucrânia da melhor maneira possível. Atuamos internacionalmente de maneira altamente coordenada”, declarou o chanceler alemão, Olaf Scholz, citado pelo porta-voz Steffen Hebestreit.

Em comunicado, o governo alemão declarou que, inicialmente, fornecerá à Ucrânia 14 dos seus tanques Leopard 2 A6. A Alemanha e os seus aliados deverão fornecer ao exército ucraniano um total de 88 tanques.

O ministro da Defesa alemão, citado pela CNN International, disse que os tanques Leopard 2 podem estar operacionais na Ucrânia dentro de cerca três meses.

Boris Pistorius considerou que a decisão da Alemanha de enviar estes carros de combate foi “histórica”. É importante que “não nos tornemos parte da guerra”, alertou o ministro alemão.

A decisão de Berlim surgiu após as autoridades dos EUA anunciarem que foi fechado um acordo preliminar para enviar tanques M1 Abrams a Kiev para ajudar a repelir as forças russas entrincheiradas no leste da Ucrânia.

Fonte: DN

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *