ANÁLISE: REFORÇO DA AJUDA MILITAR NÃO SERÁ SUFICIENTE PARA DAR A VITÓRIA À UCRÂNIA

A Ucrânia tem vindo a perder terreno para a Rússia ao longo de vários meses e, nos últimos dias, a situação tem-se agravado a leste, na região de Donetsk.

Apesar de os EUA terem finalmente concordado em enviar 61 mil milhões de dólares em material de guerra, o exército ucraniano diz que o novo pacote de ajuda servirá apenas para manter a linha da frente e potencialmente recuperar algum terreno perdido.

A posição da Ucrânia deteriorou-se em grande parte devido a uma grave escassez de munições e armas dos aliados ocidentais que já se faz notar há vários meses. As forças ucranianas afirmam que têm estado a poupar as balas, com um rácio estimado em cerca de 2 mil munições por dia contra as 7 mil munições dos russos. 

Além da superioridade em termos de material de guerra, os russos estão em maior número e estarão a preparar uma ofensiva que pode chegar já na primavera ou no verão. 

“Penso que, na mente de Putin, os cálculos mudaram ligeiramente para dizer: ‘Bem, as táticas que estamos a utilizar são brutais, francamente, mas estamos a ganhar terreno’. Putin está provavelmente numa posição um pouco mais vantajosa do que nos últimos seis meses e ele pode passar à ofensiva”, explica Ed Arnold, membro sénior do Royal United Services Institute (RUSI), think tank dedicado à segurança e defesa.

“Penso que a situação é realmente muito difícil para os ucranianos. E o verdadeiro desafio é que todo este equipamento que está a ser utilizado, as novas munições, provavelmente só aguentarão as linhas da frente”, alerta.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *