APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO “PROGRAMA DE APOIO À CONTRATAÇÃO”

O PAC, Programa de Apoio à Contratação promovido visa apoiar as empresas ao acesso às medidas de apoio à contratação privadas sediadas no território nacional enquadradas no REMPE. O programa tem como objetivo último prevenir e combater o desemprego.

O programa está avaliado no valor de 7 mil e 500 contos e surge no âmbito em que a redução da taxa de desemprego, principalmente na camada jovem, tem sido um constante desafio para o Governo de Cabo Verde, tem como fim apoiar a criação de postos de trabalho, promover a melhoria e a qualidade do emprego, incentivando vínculos laborais mais estáveis.

O PAC destina-se às empresas privadas sediadas no território nacional enquadradas no REMPE ou no regime de contabilidade organizada e tem ainda como beneficiários indiretos os jovens, inscritos no centro de emprego e formação com idade não superior a 35 anos, de acordo com o Paulo Santos o programa vai ser avaliado se tiver sucesso vão reforçar o orçamento deste.

De realçar que as empresas que apresentem projetos para criação de 5 propostas de trabalho poderão beneficiar da comparticipação do Estado através do IEFP, no pagamento de 50% para pelo menos 2 trabalhadores, conforme disponibilidade orçamental”.

É de salientar que as candidaturas das empresas ao apoio (incentivo financeiro) previsto no PAC são feitas através de Concurso publicado em Edital pelo IEFP, são selecionados cerca de 70 jovens, o programa é promovido por este Instituto e financiado pelo Governo de Cabo Verde e pela Cooperação Luxemburguesa.

O evento foi encerrado pelo Vice-Primeiro Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, no qual reiterou a aposta forte nos jovens.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *