BCV RECEBE 287 RECLAMAÇÕES DOS CONSUMIDORES FINANCEIROS EM 2022

O Banco de Cabo Verde recebeu 287 reclamações dos consumidores dos produtos e serviços bancários em 2022, menos 40 em relação ao ano anterior. Entretanto, devolveu às instituições financeiras pouco mais de 11 mil contos, “a maior soma de sempre”.

De acordo com o relatório de supervisão comportamental, a que a Inforpress teve acesso, das 287 reclamações, 276 foram do sector bancário e 11 do sector segurador, correspondendo a uma média de 24 reclamações recebidas mensalmente.

O documento frisa que nos últimos cinco anos, por intermédio do BCV, as instituições financeiras autorizadas a operar no sistema financeiro cabo-verdiano ressarciram aos consumidores financeiros um total de 64.338.768,87 escudos.

O BCV aponta, no entanto, que o sistema financeiro cabo-verdiano, em particular o sector bancário, tem evoluído de forma “positiva”, contando com dez instituições financeiras autorizadas, sendo oito bancos comerciais e duas seguradoras.

O relatório de supervisão comportamental é uma ferramenta de natureza quantitativa e qualitativa que tem como objectivo contribuir para a consolidação de boas práticas de mercado.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *