“AQUISIÇÃO DOS CAMIÕES DE LIXO FOI COMPLETAMENTE TRANSPARENTE” CMP

Relativamente a vários rumores em torno da compra de seis camiões da recolha de lixo, postos a circular publicamente nas redes sociais, inclusive através de perfis falsos, com o intuito de enganar os Munícipes e de tentar manchar a imagem e a credibilidade da Equipa da Câmara Municipal da Praia, liderada por Francisco Carvalho, a autarquia num comunicado, deu alguns esclarecimentos. Conforme a mesma fonte, esta ação visou a melhoria do saneamento e ambiente no maior centro urbano do país, e consequentemente, a saúde pública e a qualidade de vida individual e comunitária.

Segundo o comunicado da CMP, em 2020, Francisco Carvalho e sua Equipa assumira os destinos da Autarquia, tendo encontrado um parque de viaturas de recolha de lixo obsoleto, com camiões que passavam a maior parte de tempo em reparações nas oficinas, acarretando acumulação de lixo na Cidade.

Em 2021, a CMP comunicou esse facto aos Munícipes, na sua Página no Facebook, prometendo a aquisição de novas viaturas de forma a conferir maior celeridade nas respostas ao nível do saneamento.

Cumprindo a promessa feita, e em busca de solução para o problema, a Câmara Municipal da Praia lançou, no dia 31 de dezembro de 2021, de forma séria e com total transparência, um concurso público nacional e internacional para aquisições de dez camiões.

Entretanto, explicou que, tendo em conta que os candidatos não preencheram os requisitos que constavam do caderno de encargos do referido concurso, a Câmara Municipal da Praia optou pelo ajuste direto, prerrogativa esta prevista no Código de Contratação Pública.

Sendo assim, lê-se na nota da autarquia, no quadro do ajuste direto, a Câmara Municipal desenvolveu uma série de contatos no exterior, tendo conseguido a empresa ALNAIR GESTION SOCIEDADE LIMITADA, em que após várias negociações, no dia 5 de setembro de 2022, as duas entidades assinaram o contrato de aquisição de seis camiões pelo montante de 500 mil euros a empresa.

A CMP faz prova com três notas de transferência enviadas ao Banco para o pagamento dos camiões, via transferência internacional, conforme o contrato, sendo a primeira feita no dia 05/09/2022, no valor de 150.000 Euros (30%), enquanto a segunda transferência internacional foi feita no dia 03/11/2022 (antes de embarque e certificação dos camiões), no valor de 175.000 Euros.

A terceira transferência foi feita no dia 07/11/2022, isso após um integrante da CMP ter-se deslocado à Europa para analisar, certificar o estado das viaturas e o embarque), no valor de 175 mil Euros, perfazendo os 500 mil euros.

Ora, todas as ordens de transferência estão acompanhadas do Swift que comprovam a transferência para a conta do fornecedor, escreve a autarquia no seu comunicado.

De realçar que estas seis viaturas de recolha de lixo foram recebidas, publicamente, por Francisco Carvalho e Sua equipa, cujas reportagens foram amplamente divulgadas em diferentes Órgãos de Comunicação Social.

Fonte: CMP // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *