ÁRBITRO DE FUTEBOL, UMA PROFISSÃO EMERGENTE EM CV

No dia do trabalhador a nossa equipe foi ao encontro de uma das profissões com menos destaque na sociedade cabo-verdiana, mas que tem uma enorme relevância para o mundo do futebol nacional. Acompanha uma reportagem com um dos árbitros que milita no futebol nacional Ady Alves.

Numa conversa com o arbitro Albertino Alves, que iniciou no mundo do futebol muito cedo como jogador e começou a carreira de arbitragem em 2012, diz que assumiu esta responsabilidade como “homem do apito” de modo a dar o seu contributo para o processo de desenvolvimento do futebol nacional.

Pera este profissional, Cabo Verde precisa ainda de mais árbitros para poder colmatar as lacunas que ainda existem neste ramo.

Levando em conta que o futebol nacional ainda não é considerado profissional, Ady Alves diz que não é possível um árbitro viver apenas de futebol. Portanto estes profissionais praticam a arbitragem por mero gosta e vontade dar o melhor contributo para o futebol nacional.

O árbitro é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ou desporto ao qual estão submetidos e intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre. Esta é a função de Ady Alves toda vez que entra em campo para apitar uma partida de futebol.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *