ASSINATURA DO MEMORADO DE ENTENDIMENTO ENTRE GOVERNO E CAMÕES

Decorreu hoje a assinatura do Memorando de Entendimento entre a Direção Nacional da Defesa do Ministério da Defesa Nacional e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no âmbito da implementação do Programa “Support to West Africa Integrated Maritime Strategy (SWAIMS)”.

Este Memorando de Entendimento vem estabelecer os compromissos das partes para a entrega e utilização de duas embarcações semirrígidas para a Guarda Costeira, bem como a formação de formadores e o apoio à formação das guarnições.

Este acordo é ainda firmado no âmbito da implementação de uma das componentes do programa SWAIMS, atribuída pela União Europeia ao Camões, I.P., na modalidade de cooperação delegada e que tem como principal objetivo reforçar a resposta operacional da aplicação da lei e a gestão do Estado de Direito no mar, nos 12 países costeiros da CEDEAO.

O SWAIMS, é uma das componentes operacional de apoio à Segurança Marítima Integrada da Africa 2 Ocidental que visa operacionalizar a Estratégia de Segurança Marítima, fortalecer a capacidade operacional e de respostas rápidas, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, no combate às ameaças na região do Golfo da Guiné.

Fonte: Governo // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.