‘’ASSOMADA SE TORNOU UMA CIDADE NO “SENTIDO LATO” DA PALAVRA’’ JM

A presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina considerou hoje que Assomada se tornou uma cidade no “sentido lato” da palavra, “uma cidade inclusiva, agradável, limpa e em pleno desenvolvimento”. Na mesma linha, Jassira Monteiro ressaltou que tem orgulho de todo o percurso feito e de todas as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Por ocasião dos 23 anos da elevação de Assomada à categoria de cidade, comemorada hoje, 13 de maio, Jassira Monteiro convidou todos os munícipes a fazerem uma reflexão sobre os ganhos e desafios que a cidade já conheceu e tem pela frente.

A autarca ressaltou que tem orgulho de todo o percurso feito e de todas as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Assomada, o que permite viver em harmonia.

Entretanto, reconheceu que ainda há vários desafios para serem ultrapassados, sobretudo na questão de dar resposta a algumas situações, como a dos doentes mentais que ainda frequentam a cidade, que segundo a mesma é uma preocupação que a câmara municipal tem.

“Temos o serviço da Casa da Sopa e da Loja Social, mas, infelizmente, só conseguem dar respostas durante o dia, porque ainda não temos um espaço para pernoitar”, disse, ressaltando que este é um desafio que a câmara municipal já está em diálogo com o Governo, no sentido de dar resposta principalmente a nível de Santiago Norte, justificando que muitos dos doentes sequer pertencem ao município.

No quadro dos ganhos, elencou os mais recentes, nomeadamente na infra-estruturação da cidade, onde avançou que dentro da cidade estão a decorrer várias obras, entre elas, a da Cruz de Picos, que vai mudar a imagem e a cara da cidade, visto que “é uma espécie de cartão de visita. Quem entra tem de sentir que está numa cidade cosmopolita à altura da cidade de Assomada”.

Monteiro frisou que são 23 anos de muitos desafios que têm sido ultrapassados e os desafios vão continuar evidentemente”, realçando que o desenvolvimento é um processo contínuo, mas acredita que a cidade oferece todas as condições de segurança, considerando ser uma cidade muito segura, segundo as informações transmitidas pelas autoridades.

Para finalizar, pede aos munícipes um “djunta mon” (juntar esforços, em português) relembrando que o município, a cidade, é de todos e todos querem se sentir orgulhosos com Santa Catarina, daí a necessidade de se fazer um trabalho em conjunto.

A vila de Assomada, sub-dividida em 22 bairros, foi elevada à categoria de cidade, através do decreto-lei n.º 07/2001, de 26 de março, e é no seu centro que se situa o popular Pelourinho (mercado) de Assomada, o Centro Cultural Norberto Tavares, Paços do Concelho de Santa Catarina, a Igreja Nossa Senhora de Fátima e o Cine Clube de Assomada.

Enquadrado nas festividades de 13 de maio foram realizados um leque de actividades culturais e desportivas que tiveram o seu início no passado mês de abril.

No dia 11 de maio foi realizado o festival de música, foram entregues algumas obras aos munícipes e terão o ponto alto hoje, com a missa em honra da santa padroeira da cidade, Nossa Senhora de Fátima.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *