ATAQUE A CVTELECOM CONSISTIU EM BLOQUEIO COM PEDIDO DE RESGATE

O ataque informático que em outubro paralisou serviços da principal empresa de telecomunicações de Cabo Verde consistiu numa violação por ‘ransomware’ situação em que um sistema é bloqueado e é pedido um resgate. A confirmação foi feita hoje pela autoridade reguladora.

Constatámos que este incidente foi devido a um ataque cibernético conhecido como ‘vírus de criptografia’, que bloqueou o acesso aos dados nos computadores e servidores da operadora”, explicou à Lusa fonte da Agência de Regulação Multissectorial da Economia. Nem aquela entidade, nem a operadora de comunicações esclareceram se foi pago algum resgaste.

Ao mesmo tempo que decorre o processo de investigação, conduzido pelas autoridades, “está em curso, junto da operadora, um processo de averiguação administrativa”, encetado pela própria empresa estatal CV Telecom, “com apoio de uma entidade internacional especializada em cibersegurança”, não especificada.

O ataque de 19 de outubro à CV Telecom paralisou os serviços de televisão, telefones (fixos e móveis), atendimento ao cliente e mensagens de textos, alguns só plenamente recuperados passados alguns dias. Quatro dias depois, em conferência de imprensa, a operadora anunciou ter adotado mais de 10 medidas para reforçar a segurança.

Fonte: Sapo  // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *