O Governo esclareceu, esta segunda-feira que o ataque ao navio-tanque Fidan, de bandeira de Palau, não ocorreu nas águas de Cabo Verde. Conforme a mesma fonte, o incidente ocorreu cerca de 700 km a sudoeste do arquipélago cabo-verdiano.
Conforme a mesma fonte, o incidente ocorreu em águas internacionais, a cerca 377 milhas náuticas, cerca de 700 km a sudoeste de Cabo Verde, e não dentro das águas do país.
O governo enfatizou que o limite da Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde estende-se até 200 milhas náuticas, reforçando que o ataque ocorreu fora desta área.
De referir que segundo que dez assaltantes, armados com metralhadoras AK-47, invadiram a embarcação, danificaram os equipamentos de comunicação e trancaram a tripulação numa sala.
Após duas horas, os tripulantes conseguiram se libertar e descobriram que os assaltantes haviam fugido levando dinheiro e outros itens do navio.
A mesma fonte diz ainda que a tripulação conseguiu reparar parcialmente os equipamentos de comunicação e seguir para o próximo porto.
Nenhum tripulante ficou ferido durante o incidente. O site diz ainda que as autoridades de Cabo Verde foram notificadas do ocorrido.
Palau é um arquipélago com mais de 500 ilhas, parte da região da Micronésia no oeste do Oceano Pacífico.
Fonte: Governo // Ad: Redação Tiver