ATELIER PROJECTO “NEUTRALIDADE DA DEGRADAÇÃO DAS TERRAS”

Foi realizado hoje o atelier de preparação do Projecto “Rumo à neutralidade da degradação das terras para melhoria da Equidade, Sustentabilidade e Resiliência”, promovido em parceria pela FAO e pelo Ministério da Agricultura e Ambiente.

Em Dezembro de 2021, o Conselho do Fundo Global para o Meio Ambiente, aprovou e aplaudiu o primeiro projecto FAO-GEF em Cabo Verde, “Rumo à Neutralidade da Degradação da Terra para Melhoria da Equidade, Sustentabilidade e Resiliência”. O projecto será executado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, com o apoio da FAO como Agência GEF.

Com financiamento do GEF de US$ 2.183.105 e co-financiamento de US$ 7.528.482, o projecto visa promover a gestão sustentável da terra, a restauração da paisagem e soluções baseadas na natureza para melhorar a segurança alimentar e nutricional, os meios de subsistência e a resiliência, apoiando a realização dos compromissos da Neutralidade da Degradação da Terra (NDT) de Cabo Verde.

A abordagem NDT para “evitar, reduzir, reverter” permite a perspectiva e a atenção das partes interessadas de vários sectores para trabalharem juntos em questões de degradação da terra e além. A teoria da mudança do projecto propõe caminhos causais para abordar as principais barreiras ao NDT, visando melhorar o ambiente propício para a tomada de decisões e monitoramento do NDT, demonstrando a abordagem nas três bacias hidrográficas alvo (Ribeira Seca, Vale de Garça e Ribeira das Patas), propondo soluções baseadas na natureza visando a segurança alimentar e nutricional , meios de subsistência melhorados e resiliência, e gestão de dados de degradação da terra, informações, conhecimento e monitoramento do projecto.

O atelier de lançamento da Fase de Preparação do Projecto visa partilhar, com todas as partes interessadas, a estrutura conceitual do projecto, sua estratégia de intervenção e resultados esperados, a nível nacional como local.

Fonte: FAO // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.