O desejo de ajudar no combate às alterações climáticas levou o ativista ambiental cabo-verdiano Emileno Ortet a criar um projeto para plantar 600 mudas frutíferas na Praia por ano. Com isso pretende transformar a capital do país numa cidade mais verde.
O objetivo é transformar a capital de Cabo Verde numa cidade mais verde, limpa e sustentável, mas também ajudar no combate às alterações climáticas, à desertificação, à fome e à pobreza.
Para isso, a meta é plantar 50 mudas frutíferas mensais, perfazendo um total de 600 em um ano, em todas as zonas da cidade da Praia, mas também nas escolas, em parceria com a empresa Agrofloresta, de Rui Vaz, no concelho de São Domingos.
As plantações começaram nas ruas do bairro de Achadinha, de onde o promotor é natural, mas estendem-se às escolas, sendo a última na escola primária Capelinha, em Tira Chapéu, num dos bairros mais problemáticos a nível social da Praia, mas também com algumas crianças com necessidades especiais, em que o objetivo é arranjar-lhes uma ocupação.
Outro parceiro do projeto é a empresa Vista Verde Tours, que se ocupa do turismo rural e sustentável, turismo de montanha e turismo comunitário, envolvendo os turistas que visitam Cabo Verde.
Até porque outro objetivo, diz, é aumentar a capacidade de plantação, chegando a outras zonas de Santiago e, quiçá, a outras ilhas de Cabo Verde, envolvendo sobretudo os turistas que procuram o país para além do sol e praia.
Fonte: Lusa // Ad: Redação Tiver