O presidente da Assembleia Nacional Austelino Correia, expressou “honra e privilégio” em dar as boas vindas ao Presidente da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, naquela que é a primeira visita de um chefe de Estado alemão ao arquipélago. Por sua vez, o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, falou sobre a necessidade urgente da união global contra as mudanças climáticas, declarando solidariedade ao arquipélago nesta luta.
A ligação entre os dois países foi enfatizada como uma tradição duradoura, com Austelino Correia reflectindo sobre a amizade e solidariedade exibidas para com os cabo-verdianos na Alemanha.
O papel central de Cabo Verde nas relações entre a África e a Europa também foi citado, com Austelino Correia a destacar a posição estratégica do país como uma ponte entre os dois continentes e mencionando a parceria especial entre Cabo Verde e a União Europeia, salientando que a Alemanha teve um papel crucial na sua concretização.
Já o Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, referiu sobre as mudanças climáticas que ameaçam o nosso futuro e o dos nossos filhos, destacando o apelo à luta conjunta de todas as nações para atenuar os efeitos devastadores das mudanças climáticas, especialmente em nações insulares como Cabo Verde. Entretanto, teceu elogios a Cabo Verde, aplaudindo o seu papel como “explicador do mundo” e destacando a solidariedade do arquipélago diante de crises globais.
Na quinta-feira, o Presidente alemão visitará a cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, onde participará no lançamento da primeira pedra do novo edifício do laboratório do Observatório do Ambiente de Cabo Verde
Redação Tiver