AVIÃO MILITAR RUSSO DESPENHA-SE COM 65 “PRISIONEIROS DE GUERRA”  

Um Avião militar russo despenhou-se na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, e segundo a Defesa russa, levava a bordo, segundo Moscovo, 65 prisioneiros de guerra ucranianos. Forças armadas de Kiev admitem ter abatido avião porque transportava mísseis.

Um avião militar russo despenhou-se esta quarta-feira junto da fronteira com a Ucrânia. A agência russa TASS avança que a aeronave, um Ilyushin IL-76, caiu na região de Belgorod, no distrito de Korochansky, durante um voo que estava previamente agendado. 

Transportava, segundo o Ministério da Defesa da Rússia, “65 militares capturados das forças armadas ucranianas, seis membros da tripulação e três comissários de bordo”.

Refere-se ainda que os prisioneiros de guerra estavam a viajar “para uma troca”.

O acidente ocorreu pelas 11:00, hora local. Segundo o governador da região russa de Belgorod, não há sobreviventes do acidente.

A imprensa ucraniana começou por avançar, citando fonte militar, que as forças armadas de Kiev tinham abatido o avião russo porque transportava mísseis – segundo o Ukrainskaya Pravda, a aeronave tinha como missão entregar sistemas de mísseis antiaéreos S-300, como os que foram usados recentemente nos ataques russos à cidade de Kharkiv. Mais tarde, um antigo conselheiro do presidente ucraniano, Anton Gerashchenko, veio dizer que o Ministério da Defesa da Ucrânia não podia ainda confirmar se o avião fora abatido, acrescentando que a informação está ainda a ser clarificada. 

Andrei Kartapolov, membro do parlamento russo e general na reserva, disse às agências internacionais que o avião militar fora abatido por três mísseis dos que o ocidente tem fornecido à Ucrânia, sem fornecer qualquer fonte para esta informação.

Os nossos jornalistas estão a acompanhar a notícia que será atualizada sempre que se justifique.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *