BAKHMUT NO EPICENTRO DA GUERRA 

O Exército russo tentou neste domingo um cerco completo a Bakhmut, cidade do leste da Ucrânia que se converteu no epicentro da guerra, onde as tropas de Kiev se esforçavam para resistir.

Bakhmut é, cada vez mais, o epicentro da guerra na Ucrânia. O Exército russo reclama pequenos avanços mas continua a não conseguir cercar completamente a cidade.

As forças ucranianas dizem ter conseguido estabilizar a linha da frente nos arredores de Bakhmut, mas um dos seus comandantes descreveu a situação vivida pelos seus homens como um “inferno”.

No discurso quotidiano à nação, o presidente Volodymyr Zelenskyy, fez questão de prestar homenagem aos militares que combatem no leste do país, reconhecendo a situação particularmente difícil em que se encontram:

“Agradeço a todos aqueles que dão a vida para salvar vidas na Ucrânia. Quero prestar uma homenagem especial à coragem, força e resiliência dos soldados que lutam no Donbass. É uma das batalhas mais difíceis, dolorosa e difícil.”

Para os civis na região o quotidiano é também cada vez mais difícil, obrigados a cozinhar na rua e, na maioria dos casos, a viver em caves, sem eletricidade, aquecimento ou água corrente.

Alina, residente de Chasiv Yar: “Não somos destemidos. Também temos medo, somos pessoas vivas e também queremos viver. Eu quero que tudo acabe rapidamente. Têm de chegar a um acordo ou a questão tem de ser resolvida de alguma forma. É simplesmente insuportável.”

Na região de Zaporíjia, as forças ucranianas afirmam ter destruído duas bases militares russas, resultando na morte de centenas de “soldados ocupantes”, segundo um responsável da autarquia local.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *