BANCO DE SANGUE DO HBS COM DIFICULDADE DEVIDO A QUESTÃO DOS TRANSPORTES

O Banco de Sangue do Hospital Baptista de Sousa (HBS), no Mindelo, tem enfrentado dificuldade em recolher e enviar sangue para as outras ilhas sob sua coordenação devido à irregularidade dos transportes marítimos e aéreos. A informação foi avançada pela diretora do serviço, Conceição Pinto.

A médica garantiu que a população de São Vicente tem dado resposta positiva às necessidades do banco de sangue e que permite ter sempre uma “reserva suficiente” para as solicitações da ilha.

Quanto aos dadores, enaltecidos neste dia 14 de junho, Conceição Pinto acredita que o mais importante não é ter milhares destes no ficheiro, mas sim ter o suficiente, sejam novos ou antigos, para repor os gastos diários, que, assegurou, têm aumentado devido também ao aumento de doentes.

Por outro lado, enalteceu a “vitória” alcançada ao equilibrarem o número de doadores do sexo masculino e feminino, quando antigamente eram maioritariamente homens, e ainda terem alcançado 100 por cento (%) de dádiva voluntária e regular desde 2013.

A responsável do Banco de Sangue de São Vicente também ressaltou a sensibilização neste momento feita através das redes sociais, que, considerou, tem sido “muito benéfica” e permitindo chegar a doadores com “muito mais facilidade”.

O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente a 14 de junho, em todos os países e sob a égide da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A data foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o factor Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

Fonte: inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *