BANHISTAS DEVEM TER MAIS ATENCÃO E CIVISMO NAS PRAIAS

A época balnear, em Cabo Verde, decorre ao longo do ano, em que a situação de exposição a perigos, e perda de vidas, bem ainda, de segurança ocorre com frequência, dadas as más condições do estado do mar por esta altura. A nossa equipa deslocou-se às duas principais praias urbanas da capital para ouvir a opinião do publico, de modo a perceber e entender o estado de consciencialização em relação a este desiderato.

A cidade da Praia registou no ano passado várias mortes no mar, na época balnear, situação que exigiu uma vigilância redobrada por parte dos nadadores-salvadores, que pediram aos banhistas que sigam as suas orientações e que sejam responsáveis no tempo em que estiverem nas praias para evitar que tragédias aconteçam.

Falando sobre os avisos e sinais presentes nas praias de mar, estes banhistas afirmaram que muitas pessoas não prestam atenção aos sinais e avisos, culpando a falta de colaboração destas.

Além de tomar precaução ao entrar na água, ficando exposto a perigos, um outro problema que está afetando muito os banhistas nas praias de mar, é a falta de segurança ali existente, desde brigas de thugs, roubos, entre outros.

Sobre este flagelo, um disse que as medidas foram reforçadas depois dos últimos acontecimentos na praia de Kebra Kanela. Já outros, apesar da intervenção da policia que ainda não é suficiente, aclamam mais civismo por parte dos banhistas.

O nadador-salvador, José do Rosário, que já conta com 25 anos de experiência nesta área, deixa algumas recomendações aos banhistas, para terem cuidado ao frequentar as praias de mar.

O significado das cores das bandeiras de praia é importante para uniformizar comportamentos sociais. Em que bandeira verde é a que indica que o mar está calmo e que é possível mergulhar. A bandeira amarela significa que se pode tomar banho, mas a água não deve passar da zona da cintura, devendo mergulhar apenas na horizontal, por causa da agitação marítima. A bandeira vermelha é a que indica a proibição de entrar na água, visto que o mar pode estar agitado ou contaminado.

Redação Tiver          

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *