O Acordo Biodiversity Beyond National Jurisdiction ou Acordo BBNJ, é uma nova fase que vai entrar na gestão dos oceanos e dos direitos marítimos, é algo muito importante para um país como Cabo Verde. O Ministro do Mar Jorge Santos, afirmou durante o Ateliê Regional sobre o Acordo BBNJ e as Áreas Marinhas Protegidas em Alto Mar na África Ocidental, considerando que existe um sistema de controle, fiscalização e monitoramento de pescas, e circulação de navios que garante a fiscalização desses tratados.
O tratado BBNJ já foi assinado e agora está no parlamento para a sua ratificiação até junho, um tratado de muita responsabilidade e o país tem estado a analisar este tratado a nível dos ministérios do mar e do ambiente, a nível do governo. O Ministro do Mar garante que já estão criadas todas as condições porque existe todo um ambiente de entendimente sobre a importancia de gestão do alto mar.
Foi assinado uma convenção a nível de sub região de pesca na semanas para criar condiçoes instituicionais de controle a nível global.
Por sua vez o Secretário permanente da Comissão Subregional de Peixe sublinhou a importancia dos oceanos, representando 71% da superfície do mundo, por isso considera algo extremamente importante em seguir os próximos passos, do acordo do BBNJ.
A associação Lantuna que trabalha em prol da conservação da biodiversidade de desenvolvimento sustentável desenvolvendo várias ações.
Os países que já assinaram o acordo BBNJ, serão reunidos numa conferência de ministros, que vai ter lugar no dia 3 de julho, em Dakar. Os países que ainda não assinaram são a Guiné-Bissau, e o Senegal.
Redaçao Tiver